Laboratório de Psicopatologia Fundamental

São Paulo, 17 de outubro de 2017

Periódicos > Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental > Apresentação

A Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, órgão oficial da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental, cujo primeiro número saiu em março de 1998, é trimestral, publicada em março, junho, setembro e dezembro de cada ano. Possui tiragem impressa e encontra-se em livre acesso nos Portais: www.fundamentalpsychopathology.org e www.psicopatologiafundamental.org
 
 
A Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental, sociedade científica internacional, é uma associação civil sem fins lucrativos que reúne, atualmente, 65 professores doutores de 24 Universidades brasileiras e de Universidades da Argentina, do Chile, do México, da Colômbia, da França e da Inglaterra. A Associação promove pesquisas, congressos e publicações de pesquisas no âmbito da psicopatologia, que levem em consideração a subjetividade.

 

A Revista, publicação predominante de contribuições originais, é em primeiro lugar, o órgão de divulgação dos trabalhos que contêm resultados parciais ou finais das pesquisas em andamento e, ao mesmo tempo, estímulo para que os pesquisadores se empenhem em escrever artigos sobre psicopatologia.

 

A Revista publica artigos em português, espanhol, francês e inglês e todos os artigos contém resumos e palavras-chave nos quatro idiomas. Publica, também, uma breve nota curricular dos autores, com respectivos endereços completos para eventuais contatos. Seu comitê editorial de composição pública e heterogênea, reúne renomados cientistas e especialistas de reconhecida competência de diversas partes do mundo. O sumário de cada número é bilíngüe, em português e em inglês; os resumos dos artigos são apresentados nas quatro línguas, os títulos e as palavras-chave são, também, em português, espanhol, francês e inglês. Os artigos submetidos à Revista, escritos e apresentados segundo normas contidas na própria publicação, são encaminhados para consultores externos que emitem parecer sobre a qualidade e a pertinência do artigo, seguindo um roteiro que se encontra, também, publicado na própria Revista. O nome dos consultores é conservado em estrito sigilo. Entretanto, eles são, quase sempre, professores doutores de reconhecida competência no assunto tratado pelo artigo.

 

O editor responsável da Revista é o Prof. Manoel T. Berlinck, Ph.D., diretor do Laboratório de Psicopatologia Fundamental ddo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP e atual presidente da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. A Revista tem uma tiragem de 500 exemplares e tem cerca de 200 páginas por número. A parte gráfica é executada por editora especialmente contratada e a parte comercial é executada pela própria AUPPF. A Revista, que se dirige a um amplo público composto por médicos, psicólogos, filósofos, psicoterapeutas e interessados em geral, é distribuída por assinaturas, doações, permutas, venda avulsa no país e no exterior e, com isso financia seu custo. A cada número, ela é anunciada, através de mala direta eletrônica enviada a cerca de 50.000 endereços, através da Psicopatologia Fundamental Newsletter. Um número crescente de bibliotecas universitárias do Brasil e de outros países vem realizando assinaturas.

 

A Revista recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, do CNPq e da CAPES.

 

A partir de 1999, a Revista passou a ser indexada em crescente número de bancos de dados internacionais que constam na sua página de expediente.

 

A partir de 2001, a Revista estabeleceu uma colaboração com The Lancet, o mundialmente conhecido periódico de medicina da Inglaterra, e vem publicando em português, na sua seção denominada Observando a medicina, dirigida pelo Prof. Dr. Erney Camargo, Professor Titular da Universidade de São Paulo - USP, e pela jornalista Mônica Teixeira, da TV Cultura, alguns dos artigos publicados naquela revista.

 

A assinatura anual custa R$ 270,00 (duzentos e vinte reais), US$ 125,00, em 2015 e pode ser realizada em três parcelas através de cheque nominal à

 

Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental
CNPJ: 05.400.274/0001-91
Rua Tupi, 397 - 10º andar - cj. 104
01233-001 São Paulo, SP - Brasil
Telefax: 55 (11) 3661-6519
E-mail: mtberlin@uol.com.br